segunda-feira, 19 de junho de 2017

Trilha Morro da Urca com Crianças

Há tempos eu queria fazer a Trilha até o Morro da Urca, onde fica a 2ª estação do Bondinho para o Pão de Açúcar. Sempre ficava com receio de ir, pois não sabia se seria legal com crianças. E para minha surpresa, é ótima para toda a família e para todas as idades.


A trilha começa na Pista Cláudio Coutinho, bem colada à Praia Vermelha. São 900m até chegarmos ao destino.

A trilha é toda sinalizada e não há nenhum risco de se perder. São 5 passos até chegar e as placas vão indicando em qual passo estamos.

O início da trilha é um pouco mais cansativa, pois há muitos degraus para subir. Eu indico que faça a trilha com calma e vá parando para descansar. Sempre respeitando seus limites e o da criança.

Pelo caminho, você encontra muitos miquinhos. São fofos demais e o ideal é que você só tire fotos. Não de alimentos, principalmente coisas industrializadas. Também não é recomendável tocá-los.

São cerca de 40 minutos de subida, contando as paradas para descanso.

A trilha leva até a 2ª estação do Bondinho. A entrada é gratuita e você só vai pagar se decidir descer de bondinho ou se quiser ir até a última estação (Pão de Açúcar).

Lá de cima, temos uma vista incrível de várias partes do Rio de Janeiro. É de tirar o fôlego!

No Morro da Urca há restaurante, lanchonete, loja de souvenires, banheiros, bebedouros e até um pequeno espaço com uma exposição.

Vale muito a pena fazer essa trilha e ter o contato com a natureza. Super recomendo para crianças. Nós fomos com um grupo com várias idades. Tinha até bebê de colo e foi super tranquilo.

Dica:
  • Hidrate-se durante todo o percurso;
  • Alimente-se bem antes de iniciar a trilha;
  • Use tênis confortável e roupas leves;
  • Não faça a trilha em dias de chuva, ou um dia após grandes chuvas;
  • Não destrua a natureza e curta a paisagem.
A descida foi mais rápida e fizemos em 20 minutos. Como sugestão, acho que vale a pena finalizar esse passeio com um bom banho de mar na Praia Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário