domingo, 29 de julho de 2018

Cartunista Lan será enredo no Carnaval 2019

Por David Junior


A Filhos da Águia irá homenagear um grande artista apaixonado pela Portela no Carnaval 2019. A escola de samba mirim exaltará o cartunista Lan. Italiano de nascimento, o artista chegou ao Rio de Janeiro em 1952 e ficou encantado pela cidade e pelas mulheres cariocas, especialmente as mulatas. Tanto que se casou com uma Olívia Marinho, passista da Águia e que lhe ensinou a amar a escola.


Antes do Rio de Janeiro, o cartunista havia morado em São Paulo entre quatro e sete anos. No entanto, em virtude da profissão do pai, foi para Montevidéu e posteriormente para Buenos Aires. Fez sucesso no Uruguai e na Argentina até visitar o Rio de Janeiro e aceitar o convite do jornalista Samuel Weiner para trabalhar no Última Hora.

Cidadão carioca

Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, ou simplesmente Lan, terá 94 anos no Carnaval 2019. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro em 1972 e reside atualmente, com Olívia Marinho, em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, onde também é Cidadão Honorário.

A paixão pelas mulatas pode ser vista em muitas de suas obras. Lan compara as curvas das mulheres cariocas à geografia curvilínea do Rio de Janeiro. Este trabalho, reconhecido internacionalmente, estará na Sapucaí na terça-feira de Carnaval, no desfile da escola mirim da Portela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário